Indicação da fisioterapia domiciliar e a atuação do fisioterapeuta
A indicação do atendimento fisioterapêutico em domicílio normalmente ocorre para pacientes que não possuem condições físicas de se deslocarem até uma clínica especializada, como para um paciente com sequela pós-acidente vascular cerebral (AVC), ou para aqueles que estão recebendo outros tipos de cuidados em domicílio e que de alguma forma impossibilitam esse deslocamento, como para pacientes que recebem antibioticoterapia venosa, por exemplo.
O principal motivo para indicação da fisioterapia domiciliar é a fraqueza muscular e problemas respiratórios provenientes do período de internação hospitalar e até mesmo pelo diagnóstico clínico, logo, o objetivo do profissional é restabelecer a condição respiratória e motora que o paciente possuía antes da última internação ou ainda melhorá-la.
O atendimento em domicílio, também comumente chamado de Home Care, pode ocorrer através das operadoras de saúde como uma continuação do atendimento hospitalar, algumas operadoras contam com setor de Home Care internamente, ou terceirizam este serviço, e há também a possibilidade de contratar o Home Care de forma particular ou até mesmo recebe-lo através do sistema público.
“Diversos estudos comprovam que a mobilização precoce realizada por um profissional experiente diminui tempo de internação…”
Atualmente mais de 90% dos pacientes que recebem atendimento de Home Care possuem indicação de atendimento de fisioterapia. Diversos estudos comprovam que a mobilização precoce realizada por um profissional experiente diminui tempo de internação, seja hospitalar ou em domicílio, e otimiza ganhos clínicos nos pacientes, principalmente quando estimulados nos primeiros seis meses pós internação ou ocorrência.
O fisioterapeuta é responsável por avaliar, reconhecer diagnóstico e prognóstico clínico, traçar objetivos e seguir condutas a fim de conquista-los. Também é de responsabilidade deste profissional avaliar, coordenar e organizar as condições ambientais, e de equipamentos e materiais necessários para o atendimento em casa.
É importante ressaltar que o atendimento em domicílio traz maiores desafios ao fisioterapeuta, visto que dificilmente encontra com os demais profissionais da área da saúde para discussões de casos, nas intercorrências, ou para indicação de algum equipamento, por exemplo. O fisioterapeuta deve ser ainda mais ético e não se deixar levar pela ansiedade de familiares ou cuidadores, já que estes estão mais próximos nos atendimentos, fazendo com que isso possa interferir nas reais indicações e condutas para o paciente.